quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Ainda sobre a A. E outras coisas.

A A. não gostava de mim no início.
Aliás. Custa-me a crer que ela goste realmente de alguém.
A vida foi amarga com ela. Paralisou-lhe o hemicorpo esquerdo.
E ela respondeu a este destino com uma malvadez que se entranhou nela até aos ossos.

Mas hoje, quando a ajudei a ir ao quarto tirar os casacos, e lhe pus roupa mais leve, até articulou um obrigada. Palavra que até à data não constava no seu dicionário, tanto quanto pude constatar.

Eu adoro trabalhar com velhos. Nem lhes vou chamar idosos, se bem que foi assim que aprendi na escola e é neste termo que a sociedade vê respeito.
Quando digo velhos, não falo com malícia. Aliás, adoro tudo o que é velharia.
Basta olhar para a minha roupa. Calças desgastadas e camisolas com borboto. All Stars falsificadas, que já deram a volta ao mundo, e têm a sola castanha em vez de branca.
Com as pessoas é igual. O tempo passa por elas e deixa-lhes marcas. E eu vejo nelas algum encanto. Até nas rugas.

Ainda não me decidi bem.
Por um lado, queria um mestrado em Paliativos.
Por outro, a Saúde Mental continua a ser o meu sonho. Porque com um mestrado destes posso mergulhar mais fundo nos distúrbios alimentares. Fazer um trabalho de investigação até. Ajudar pessoas na mesma situação que eu.

E quando digo ajudar, não me refiro só a tirar os macaquinhos do sótão.
Para mim ajudar, passa também por ensinar estratégias a quem não consegue controlar os impulsos. Seja de comer, seja de vomitar.
Coisas tão simples como ensinar que os dentes não devem ser escovados após o vómito. Porque causa (ainda mais) erosão do esmalte. Bochechar água é melhor. Ou uma mistura de água com bicarbonato de sódio.

Eu sei de cor todas as manhas. Todas as neuroses que nos passam pela cabeça.
Quando vomitas para um saco plástico tens melhor percepção do volume de comida que acabas de ingerir/eliminar. Às vezes até te perguntas como é que coube tudo dentro do teu estômago.
Mas ao perceberes que está tudo cá fora, de novo, num saco plástico, a tensão alivia. E pensas que ao menos isto não foi parar às tuas pernas.
O que é erróneo.

Sim, será Saúde Mental.
E para breve, se der.

Sem comentários:

Enviar um comentário