segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Este post é dedicado aos meus colegas

No Centro onde eu trabalho, as enfermeiras não fazem um cú.
Ainda assim, acham-se super atarefadas e cheias de trabalho.

Se fizessem uma manhã num dos nossos Serviços, eram, muito provavelmente, internadas nos Cuidados Intensivos.

Aqui eu tenho elevadores. Quatro auxiliares. Poucos doentes. Muito tempo.
Sabem aquela intervenção pateta que aprendemos na escola?

Adequar dieta de acordo com as preferências do utente.

E que depois chegamos ao hospital e as enfermeiras riem-se da nossa ingenuidade?
E descobrimos que não é possível?

Aqui é. Há um chefe de cozinha. Só temos de lhe dizer que o senhor X não gosta de cebolas.

Para muitos colegas meus, a situação é diferente.

Não têm elevadores. E têm doentes pesados.
Usam a força do corpo e magoam as costas.

Têm doentes dependentes.
Que precisam de banho. De fralda. De creme. De alguém que os vire na cama.

Têm muitos doentes. Pouco tempo. E poucas ajudas.
Mas mesmo assim, fazem.

Uma vénia para eles.

6 comentários:

  1. Apenas fazemos aquilo para que nos formamos...não são necessárias vénias ou louvores,apenas o bem estar daqueles que dependem de nós ;-)

    ResponderEliminar
  2. Não, Jorge. É mais do que isso.
    A mim não me formaram para fazer as coisas às três pancadas. Que é o que acontece frequentemente quando não há tempo para melhor.
    Os meus colegas driblam o tempo. Acredito que fazem o melhor com os recursos que têm disponíveis.
    Mas não podemos esperar milagres.

    No Continente, se as filas crescem, o que é que se faz? Abrem-se mais caixas.
    Nos Serviços de Saúde, o número de doentes aumenta a cada dia e o que é que se faz? Corta-se ao número de enfermeiros. Não se recrutam mais. Mesmo sabendo que eles existem lá fora, à espera de uma oportunidade.
    Não imaginas o quanto isso me revolta.

    É bonito falarmos no bem-estar daqueles que dependem de nós. Mas isso não existe se o cuidado aos prestadores não for levado a cabo.

    Continuo a achar que os enfermeiros do nosso país merecem uma vénia. E louvores também.

    Por fazerem mais do que aprenderam na escola.
    Por fazerem mais do que é pedido, às vezes.
    Mesmo quando o tempo não joga a seu favor.

    ResponderEliminar
  3. Será que não imagino?Será que não sou um entre milhares à espera dessa oportunidade?
    Agora a verdade é uma, nós somos formados para um mundo hospitalar utópico, que não existe. Daí a discrepância Teoria/Prática.
    Falas da questão dos atropelos devido à falta de tempo dos nossos colegas. Eu coloco a questao de outra forma...porque não ficam os enfermeiros mais 10m para além do turno?É verdade,não têm porque o fazer. É verdade, a escola ensina que se precisamos de mais tempo do que o turno estipula, é porque temos má organização.É verdade que, grande parte deles, desses que atropelam o "cuidar" saiem do serviço para se enfiarem de rajada num 2º ou 3º emprego sem descanso pelo meio. E que qualidade terão os cuidados prestados nesses 2º ou 3º emprego?
    Eu tenho horário de entrada...de saida devia ser às 8h, mas nunca é. Depende de vários factores. Se tiver a dar pequenos almoços (que nao me toca a mim,mas as vezes dou por minha vontade)o tempo varia consoante o tempo que o doente demora a comer.Se passo por um soro,já depois da hora e vejo que a via está infiltrada, não fico de consciência tranquila se não troco a via,apesar de já esar no turno do outro colega.Eu nunca vi um enfermeiro nos meus estágios a ficar depois da hora.
    Queixamo-nos que temos 6 doentes para lavar...as minhas colegas auxiliares lavam 20!A maior parte acamados.
    Há falta de enfermeiros? Há, para prestar os cuidados que são ensinados na escola.Por professores "ausentes" da prática. Completamente descontextualizados da realidade. Se as escolas nos preparassem para a realidade, às tantas não sentiamos tanto essa "falta" de enfermeiros...uma enfermeira chefe do hospital s.joão dise-me na minha entrevista que ela achava que tinha enfermeiros a mais,apesar de eles se queixarem que eram poucos. A ideia que fazem falta muitos enfermeiros é um ideia criada por uma entidade bem conhecida, para justificar a descontrolo na formaçao de profissionais.
    Claro que o ideal seria ter 1 enfermeiro, quem sabes, talvez para 3 doentes...quando chegasses a essa fase,irias pedir 1 enfermeiro para cada doente, e melhor ainda seria se tivesses 2 enfermeiros para cada. Este seria o caminho da utopia...o oposto ao da realidade.
    Eu faço mais do que aprendi na escola.
    Eu faço mais do que me é pedido.
    E quando o tempo não joga a meu favor...saio depois da minha hora de saida!

    ResponderEliminar
  4. E é por isso que eu te admirto como profissional ;)

    ResponderEliminar
  5. Nao admiras nada que nunca me viste a trabalhar :p Posso ter mentido em tudo o que disse,lol!
    Para finalizar,deixo so aqui um pensamento meu...a escola formou-nos, mas é o dia a dia que nos vai moldando como profissionais. E somos nós os responsáveis pelo produto final.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Pois podias. Mas conheço o teu carácter e acho que não és assim.
    Por isso, acredito no que dizes...

    ResponderEliminar