segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Ó mái góde!

Lá vou eu no dia 2.
À espera que a Inglaterra me ofereça aquilo que Portugal não tem. Emprego.

Na semana passada, fui a uma entrevista no Hospital Particular.
A primeira coisa que me perguntaram foi:
- A menina, com 22 anos, sente-se apta para trabalhar?

Apeteceu-me responder:
- Tenho duas mãos, dois dedos de testa e alguma massa encefálica entre as orelhas. Mais ainda. Tenho um certificado de curso e uma cédula profissional. O que é que o senhor acha?

Mas isso poderia ser interpretado como muita arrogância da minha parte. Por isso, limitei-me a dizer qualquer coisa como:
- Eu sou inexperiente. Mas tenho um atributo que não são os anos de trabalho que conquistam - adoro aquilo que faço.
Não tenho medo de admitir que preciso de aprender. Preciso(!) e estou disposta a isso.
Têm é de dar-me a oportunidade de começar.

Não saiu assim tão bem, é claro. Visto daqui até parece poético. Mas não foi.

Explicou-me as condições de trabalho.
Provavelmente, a fazer limpezas ganhava mais.
Para que tenham noção, ganhava mais dois euros à hora do que no Continente.

A três euros à hora, o máximo que eu estrago é uma máquina registadora. Na pior das hipóteses, faço o Continente perder uns clientes.
Pergunto-me se dois euros a mais pagam a responsabilidade de ter a saúde de alguém nas mãos.

5 comentários:

  1. As ultimas ofertas desses senhores era de 2,5 euros por hora... pelos vistos tem melhorado nõ dixndo de ser ridiculo, é claro!!
    Continua a escrever quando fores pa inglaterra! POR FAVOR!

    ResponderEliminar
  2. Caro anónimo,
    Obrigada pelo seu comentário. Ainda bem que gosta de cá vir.
    Continuarei a escrever. Assim espero.

    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Estas pseudo propostas de trabalho (e uma vergonha chamarem-lhes isso) expandem-se cada vez mais por todo o pais...o mal é que haverá sempre quem as aceite. Perguntem a estes gestores se numa situação critica da sua saude, preferem por a sua vida nas maos de profissionais super desmotivados ou se preferem ir a quem recebe o justo pelo seu trabalho...

    ResponderEliminar
  4. boa viagem ritinha :)
    tudo tudo de bom minha linda... e acredita que se vier a saber de ti esse senhor do hospital particular vai lamentar nao te ter contratado :)

    ResponderEliminar
  5. Jorge,
    Felizmente, ainda não tenho necessidade de me prostituir enquanto enfermeira.
    Gostava que nenhum colega meu aceitasse trabalhar nessas condições...

    Sara,
    Muito obrigada pelo carinho.
    Sei que estás na terra dos franciús. Sorte a deles!
    Espero que o futuro nos traga tudo de bom.

    Beijos aos dois.

    ResponderEliminar